sexta-feira, 12 de março de 2010

Vereador Cláudio Silva lidera Comitiva a Brasília para implantação da Escola Técnica do Paranhana



A Comitiva liderada pelo vereador Cláudio Silva e composta por Sérgio Luce, presidente do Sindicato Rural do Paranhana, Pedro Rippel, Jair Silva e Jorge Fischer, respectivamente prefeito, vereador e secretário de agricultura de Rolante, acompanhada pela Deputa Maria do Rosário, receberam sinal positivo na reunião ocorrida em Brasília no dia 10/03/2010, com o Secretario Geral e Ministro substituto do Mec, professor Henrique Paim, para a instalação da Escola que terá investimento acima de R$ 2 milhões do governo Lula e será em Rolante. O Secretário Nacional de Ensino Técnico e Profissional, Eliezér Pacheco, que acompanhou a audiência, solicitou que fossem desenvolvidos agora os encaminhamentos de projeto e documentação com o Instituto Federal de Educação do Rio Grande do Sul.


Para a deputada Federal Maria do Rosário, presidente da Comissão de educação da Câmara e responsável pela agilidade do debate, agendamento de reuniões e garantia de aporte financeiro, é surpreendente o processo que o Grupo de Trabalho da Escola Técnica realizou no Paranhana, mantendo-se sempre mobilizado, ágil e garantindo a participação da população através do recolhimento surpreendente do quase 6.500 assinaturas no Manifesto de Apoio. Em sete anos, o presidente Lula construiu 280 escolas, enquanto que em 8 anos de governo de Fernando Henrique, não se contruiu nenhuma.


Em 2009, iniciou a mobilização, ocasião em que os vereadores Cláudio Silva e Claudecir Barbosa receberam a demanda para a construção da escola, pela representação da sociedade civil através do Sindicato Rural e começaram o processo de mobilização, com audiências públicas, seminário, reuniões e visitas a escolas técnicas.


Para o vereador Cláudio Silva, a escola será, muito mais que um espaço de formação, um marco para o desenvolvimento social e econômico de toda a região, uma vez que quase 80% dos que fazem cursos técnicos federais, saem empregados. Uma conquista inestimável para os cidadãos, para a juventude e para os trabalhadores.