sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Cláudio Silva prestigia posse do Secretário Adjunto de Justiça e Direitos Humanos do Estado.


O presidente da FADERS, Cláudio Silva participou na manhã desta quinta-feira (13) da cerimônia de posse do secretário adjunto de Justiça e Direitos Humanos do Estado, promotor público Miguel Granato Velasquez. O ato ocorreu no Centro Administrativo Fernando Ferrari, com auditório lotado.

Em seu discurso, Velasquez fez um breve panorama do momento o qual o País vive. Relembrou a criação do Estatuto da Criança e do Adolescente. “Apesar dos seus 21 anos de vigência, poucos são os que compreendem a importância deste na proteção de nossas crianças e adolescentes”- destacou o secretário adjunto. Como exemplo, mencionou estatísticas segundo as quais, a cada quatro horas, uma criança é vítima de violência sexual no Estado do Rio Grande do Sul.

Na ocasião, Velasquez citou, também, fatos como as enchentes no Rio de Janeiro, que contabilizavam na ocasião 335 mortes, e o início da ação de pacificação do Complexo do Alemão. Segundo ele, é preciso agir através da prevenção, uma vez que acontecimentos como estes evidenciam uma ausência de Estado e podem ser evitados por meio da implantação de políticas públicas efetivas voltadas aos que mais necessitam.

O secretário adjunto reafirmou, ainda, a necessidade de implementar programas de conscientização para garantir o respeito aos idosos, combater a discriminação, erradicar todas as formas de preconceito.

Com ampla atuação na área de Direitos Humanos, principalmente referente a crianças e adolescentes, formado em Direito, foi do quadro do Ministério Público. Ao longo de sua trajetória, foi coordenador da Promotoria Especializada da Infância e Juventude da Capital e promotor dos Direitos Humanos. Coordenou, ainda, o Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude. A decisão de integrar a secretaria se deu em razão de seu perfil, que, segundo ele, busca “defender os interesses da sociedade e utilizar o Direito para a correta distribuição da Justiça”.
Também participaram da cerimônia o Secretário de Justiça e Direitos Humanos do Estado, Fabiano Pereira; a prefeita em exercício de Porto Alegre, Sofia Cavedon; a primeira dama do Estado, Sandra Genro; a representante da Defensoria Pública, Cláudia Barros; e a procuradora-geral do Ministério Público, Simone Mariano da Rocha.