Cláudio Silva acompanhou na tarde do dia 26 de Março em Sapiranga, a Ministra Nilcéa Freire, da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres. A Ministra veio à Cidade para o Ato de lançamento do edital para a construção da Casa Abrigo para Mulheres Vítimas da Violência e visita as obras do Centro de Referência de Atendimento a Mulher. Os visitantes foram recebidos no Auditório da Secretaria de Educação pelo Prefeito Nelson Spolaor e Secretários Municipais de Sapiranga em um ato reuniu grande número de mulheres e de lideranças regionais.
Nilcéa destacou que até 2003 existiam poucas estruturas e políticas de atendimento às mulheres. "Quando as estruturas são colocadas começam a aparecer registros de casos de violência contra a mulher. A violência que acontece em sua maioria dentro de casa aumenta a violência nas ruas." Salientando que "Para mudar esse processo é preciso um ambiente de não-violência, porque o exemplo vem do convívio familiar". A ministra lembrou que a Secretaria Especial realizou mais de 420 mil atendimentos no ano passado através do telefone gratuito: 180
A Casa Abrigo atenderá parte da demanda dos municípios da região, destinada às mulheres vítimas da violência doméstica ou que corram risco de morte através de ameaças. O Centro de Referência de Atendimento à Mulher, que está sendo construída no bairro Oeste, mesma localidade que deve receber em breve a Casa Abrigo, terá 273 metros quadrados, três dormitórios com capacidade para 22 mulheres, consultório, recepção e sala de estar. Serão investidos R$ 313 mil em recursos do governo federal e contrapartida do município.