quarta-feira, 27 de abril de 2011

Assembleia assina termo de cooperação técnica com a Faders nesta quarta-feira



No começo do mês, presidente da Faders, Claudio Slva, e Villaverde conversaram sobre o acordo  (Foto: : Eduardo Quadros / Ag. AL )27/04/2011

Marcelo Antunes - MTB 8511

Dentro da campanha AL Inclusiva, cujo slogan é A Casa do Povo é de TODOS os Gaúchos, a Assembleia Legislativa e a Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas Portadoras de Deficiência e de Altas Habilidades no RS (Faders) assinam, nesta quarta-feira (27), termo de cooperação técnica para promover ações direcionadas às pessoas com deficiência. A meta é tornar o Parlamento gaúcho modelo de instituição pública inclusiva, através de ações permanentes. A cerimônia ocorre às 10 horas, no Salão Julio de Castilhos.

A campanha AL Inclusiva objetiva realizar atividades, produzir materiais e implementar políticas permanentes de inclusão da pessoa com deficiência no Parlamento gaúcho. Em outra frente de atuação, a ALRS incluiu o tema "Acessibilidade" nos eventos estratégicos, item que compõe, juntamente com a série Grandes Debates e Audiências Públicas Regionais, o programa Destinos e Ações para o Rio Grande, que é realizado em parceria com a Câmara dos Deputados.

Lançado no final de março, o programa visa recolocar o Parlamento como protagonista das grandes questões que dizem respeito à sociedade rio-grandense. E para tal, discutirá temas como a erradicação da miséria, intolerância, educação digital, reforma política, combate à violência contra as mulheres, trânsito seguro, entre outros.

Além da Assembleia, a Faders tem buscado firmar outras parcerias para o fortalecimento das políticas públicas de acessibilidade no Estado. Em breve, a instituição formalizará termo de cooperação para assegurar a implementação de sites com acesso universal.

Movimento SuperAção
Na sexta-feira (29), a Presidência da ALRS terá encontro com os integrantes do Movimento SuperAção para discutir a realização da Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência, de 21 a 28 de agosto. Na ocasião, será lançada uma cartilha que traz orientações de convivência com pessoas com deficiência. "Se o preconceito existe pela falta de conhecimento, o Parlamento também precisa ser responsável por disseminar informações que promovam inclusão e a convivência harmônica com a diversidade humana", diz o presidente da ALRS, deputado Adão Villaverde (PT).

A Assembleia gaúcha tem acessibilidade em locais como o Plenário, Teatro Dante Barone e Solar dos Câmara. Além disso, a TVAL produz e exibe o Programa Faça a Diferença, que promove os direitos humanos, a inclusão e o respeito à diversidade. É apresentado pela cadeirante Juliana Carvalho, servidora que está coordenando o Assembleia Inclusiva. Na Rádio AL são veiculadas informações de inclusão e informações rápidas sobre diversidade, o que vai passar a acontecer também na TVAL.

Formado por jovens com e sem deficiência, o Movimento SuperAção tem sede em São Paulo e filiais em todo o País. Sua missão é promover a defesa dos direitos e o exercício da cidadania das pessoas com defeiciência, através de eventos sócio-culturais. Desde 2004, o movimento realiza a passeata, que celebra, em São Paulo, o dia 3 de dezembro, Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. Hoje já acontecem passeatas também no Rio de Janeiro, capitais do Nordeste, Porto Alegre e na Argentina.


Fonte: Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul