quinta-feira, 15 de abril de 2010

Câmara de Taquara recebe Fórum Permanente da Escola Técnica

Na tarde de quarta-feira, 14/04/2010, com início às 14 horas, ocorreu mais uma audiência do Fórum Permanente da Escola Técnica do Vale do Paranhana, na Câmara de Vereadores de Taquara. Estiveram participando vereadores e lideranças da região entre os vereadores Taquarenses Luis Felipe Luz Lehnen (fifi), Valdecir Vargas de Almeida, Eduardo Carlos Kohlrauch, Fabiano Tacachi Matte, Mauricio Hugentobler, Paulo Ricardo Pires de Melo. Vereador Cléo Luis Hendges e Loreci M. Henkel de Nova Hartz.

E representando o prefeito de Rolante, Simoni Barbieri, Secretária de Educação e o Vereador Jair Silva. A senhora Silvania Stock Moller, representou o Secretário de Educação de Taquara, Belchior Bragança e a assessora do Deputado Marco Maia, Vera Guilherme Bernardo, e demais lideranças de sindicatos e entidades que acompanham o Fórum desde o início.

Cláudio Silva conduziu os trabalhos, saudando todos os presentes, e chamou a frente o grupo executivo de trabalho da escola técnica que ele mesmo também faz parte: Sr. Sérgio Luce, Presidente do Sindicato Rural do Vale do Paranhana, Leonel Bernardo, assessor da Deputada Federal Maria do Rosário, Raquel Caetano, representando a FACCAT, Vereador Claudecir de Parobé.

Após breve saudação da mesa, Leonel Bernardo, com ajuda de slides, falou da caminhada feita até agora, das reuniões, das visitas, a mobilização para a assinatura do manifesto de apoio a escola que contou com mais de seis mil assinaturas, a ida a Brasília e a Bento Gonçalves no Instituto Federal de Educação, do qual mostrou uma reportagem, feita pela Rede Globo no programa Globo Repórter, sobre os cursos ali oferecidos. Enfim foram apresentados importantes momentos e atividades deste grupo e no final, a maquete do que será a nova escola pleiteada, orçada em mais de seis milhões de reais.

Depois de feita a exposição, foi aberta, para comentários, dúvidas, perguntas e considerações, onde saíram perguntas bastante pertinentes e interessantes para o processo da Escola como, de que maneira o dinheiro é disponibilizado.

O vereador Claudecir esclareceu que o dinheiro sai dos cofres do governo e vem para o Instituto em Bento, que executa e fiscaliza a obra. Rolante entra com a doação do terreno.


Outra questão debatida foi sobre a necessidade de uma pesquisa regional para ver quais os cursos com mais interesse para serem desenvolvidos pela escola, a fim de que não aconteça de se apresentar cursos fadados a morrer logo após a primeira turma. O vereador Fifi sugeriu que se verificasse junto à CICS, que através da "Agenda 2020", desenvolveu uma pesquisa nesses moldes e poderia servir como instrumento para este levantamento. A senhora Raquel Caetano, representante da Faccat, mencionou que este material já vem sendo usado e muito contribuiu. Já o vereador Cláudio Silva mostrou aos presentes um modelo de pesquisa apresentado pelo Instituto, que poderia ser aplicado e informou que a cidade de Nova Hartz, já desenvolveu a pesquisa na rede de ensino, tendo sido entrevistados mais de oitocentos alunos. O professor João Weber, trouxe para os participantes, uma consideração muito importante, lembrando que anos atrás, na região havia um individualismo muito grande, cada um defendendo apenas sua cidade, resultando em conflitos. Já com o processo da Escola Técnica, observou que isto está sendo superado. Não é um individualismo e sim um grupo com atores de diversas classes, entidades, organizações e partidos políticos que estão pensando coletivamente e com isso a escola já é quase uma realidade.

Finalizando o Fórum o Vereador Cláudio Silva agradeceu a presença de todos e convidou para participarem do próximo fórum que será na Câmara de Vereadores de Igrejinha no dia 05/05/2010 às 14 horas.

Lançamento Estadual da Campanha Nacional contra a Violência e Extermínio de Jovens


A convite da Pasorais da Juventude, Cláudio Silva foi convidado a participar do ato de lançamento da campanha que traz como lema "A Juventude quer viver" que ocorreu na quarta-feira (14/04), na Assembléia Legislativa em Porto Alegre. O Presidente da Comissão de Direitos Humanos, Deputado Estadual Dionílson Marcon, compôs a mesa oficial, juntamente com jovens de diversas entidades do RS, dentre elas a CNBB. Com auditório lotado por lideranças de movimentos sociais e pastorais de juventude, o Vereador quando recebeu a palavra, falou de sua trajetória e militância social, que tiveram início na importante escola da Pastoral da Juventude. Reafirmou ainda que "alegrava-se de ver o plenário e a mesa oficial protanizada pela juventude, pois os espaços políticos devem também ser ocupados pelos jovens".



A Campanha Nacional contra a Violência e Extermínio de Jovens é um compromisso comum das pastorais da juventude do Brasil, que de modo articulado assumiram como bandeira prioritária a luta contra a violência e extermínio da juventude, com ações políticas de denuncia da violência associadas a movimentos de promoção da justiça, lutando contra o sistema capitalista e defendendo a vida da juventude, inspirados pela mística encarnada de Jesus Cristo.



A Campanha nasceu da reflexão da 15ª Assembéia Nacional das Pastorais da Juventude do Brasil, fruto da indignação e da revolta dos católicos, diante do crescente número de mortes de jovens no campo e na cidade, em todos os cantos do País.


*Cláudio Silva foi membro do grupo de jovens JUNP de Parobé apartir dos 14 anos, integrou nas coordenações Paroquial, Diocesana e Estadual da PJ durante os anos de 1995 a 2000, sendo que de 1997 2 1999, foi eleito Secretário Liberado da Diocese de Novo Hambugo.


Confiram mais detalhes da Campanha no blog abaixo: