quarta-feira, 27 de abril de 2011

Assembleia assina termo de cooperação técnica com a Faders nesta quarta-feira



No começo do mês, presidente da Faders, Claudio Slva, e Villaverde conversaram sobre o acordo  (Foto: : Eduardo Quadros / Ag. AL )27/04/2011

Marcelo Antunes - MTB 8511

Dentro da campanha AL Inclusiva, cujo slogan é A Casa do Povo é de TODOS os Gaúchos, a Assembleia Legislativa e a Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas Portadoras de Deficiência e de Altas Habilidades no RS (Faders) assinam, nesta quarta-feira (27), termo de cooperação técnica para promover ações direcionadas às pessoas com deficiência. A meta é tornar o Parlamento gaúcho modelo de instituição pública inclusiva, através de ações permanentes. A cerimônia ocorre às 10 horas, no Salão Julio de Castilhos.

A campanha AL Inclusiva objetiva realizar atividades, produzir materiais e implementar políticas permanentes de inclusão da pessoa com deficiência no Parlamento gaúcho. Em outra frente de atuação, a ALRS incluiu o tema "Acessibilidade" nos eventos estratégicos, item que compõe, juntamente com a série Grandes Debates e Audiências Públicas Regionais, o programa Destinos e Ações para o Rio Grande, que é realizado em parceria com a Câmara dos Deputados.

Lançado no final de março, o programa visa recolocar o Parlamento como protagonista das grandes questões que dizem respeito à sociedade rio-grandense. E para tal, discutirá temas como a erradicação da miséria, intolerância, educação digital, reforma política, combate à violência contra as mulheres, trânsito seguro, entre outros.

Além da Assembleia, a Faders tem buscado firmar outras parcerias para o fortalecimento das políticas públicas de acessibilidade no Estado. Em breve, a instituição formalizará termo de cooperação para assegurar a implementação de sites com acesso universal.

Movimento SuperAção
Na sexta-feira (29), a Presidência da ALRS terá encontro com os integrantes do Movimento SuperAção para discutir a realização da Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência, de 21 a 28 de agosto. Na ocasião, será lançada uma cartilha que traz orientações de convivência com pessoas com deficiência. "Se o preconceito existe pela falta de conhecimento, o Parlamento também precisa ser responsável por disseminar informações que promovam inclusão e a convivência harmônica com a diversidade humana", diz o presidente da ALRS, deputado Adão Villaverde (PT).

A Assembleia gaúcha tem acessibilidade em locais como o Plenário, Teatro Dante Barone e Solar dos Câmara. Além disso, a TVAL produz e exibe o Programa Faça a Diferença, que promove os direitos humanos, a inclusão e o respeito à diversidade. É apresentado pela cadeirante Juliana Carvalho, servidora que está coordenando o Assembleia Inclusiva. Na Rádio AL são veiculadas informações de inclusão e informações rápidas sobre diversidade, o que vai passar a acontecer também na TVAL.

Formado por jovens com e sem deficiência, o Movimento SuperAção tem sede em São Paulo e filiais em todo o País. Sua missão é promover a defesa dos direitos e o exercício da cidadania das pessoas com defeiciência, através de eventos sócio-culturais. Desde 2004, o movimento realiza a passeata, que celebra, em São Paulo, o dia 3 de dezembro, Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. Hoje já acontecem passeatas também no Rio de Janeiro, capitais do Nordeste, Porto Alegre e na Argentina.


Fonte: Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul

sábado, 23 de abril de 2011

Fórum das Políticas Públicas

Carazinho recebeu o 88º Fórum Permanente da Política Pública Estadual para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades

Nesta sexta-feira (15), Carazinho recebeu o 88º Fórum Permanente da Política Pública Estadual para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades. O evento, que aconteceu no auditório da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), é realizado pela Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas Portadoras de Deficiência e Altas Habilidades (FADERS), em parceria com o Conselho Estadual de Direitos das Pessoas com Deficiência (COEPEDE), Ministério Público Estadual e Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS).

Leia mais AQUI

Plenária do Fórum Permanente mobiliza Panambi

O novo formato do Fórum Permanente da Política Pública Estadual para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades iniciou com uma excelente participação da sociedade. Envolvendo em torno de mil participantes de quatorze municípios. O Fórum é promovido pela Faders (Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul), vinculada a Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos, em parceria com o Ministério Público Estadual, Famurs (Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul) e o Coepede (Conselho Estadual de Direitos das Pessoas com Deficiência), e com a organização, em Panambi, da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC).

Leia mais AQUI

Descrição da Imagem: Da esquerda para a direita há três fotos. Na primeira, ato de leitura da Carta de Panambi, com presença da diretora técnica da FADERS, presidente da FADERS, presidente do COEPEDE, prefeito e secretária de educação de Panambi. Na segunda, foto do público da plenária em Panambi. Na terceira foto, mesa redonda garantia de direitos em Carazinho, com imagens da presidente do conselho municipal da pessoa com deficiência, promotor público, presidente da FADERS e presidente do COEPEDE.