terça-feira, 24 de maio de 2011
sexta-feira, 13 de maio de 2011
SEMANA DO BEBÊ
A Fundação de Articulação e Desenvolvimento das Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades no RS(FADERS) é uma das idealizadoras do seminário.
O diretor-presidente da FADERS, Cláudio Silva, destacou em sua fala a importância da parceria: “este inicio de parceria consolida o conceito de estar articulando as políticas transversais. Tratar a temática da infância na perspectiva da inclusão é um desafio atual da sociedade e das políticas públicas.”
Já a vice prefeita de Canela, Leslie Serre de Oliveira, abordou a importância deste momento: “Estamos fazendo história com uma abordagem pioneira, que enriquece nosso evento.”
Participaram ainda do início das atividades, a coordenadora da 4ª região da educação, Eva Márcia Borges Fernandes, a promotora de justiça Vera Regina Mellate Corino, a diretora da UCS Lídia Weber Bisol, o vice-presidente do COEPEDE, Jorge Amaro Borges e ainda a representante da UNICEF, Cristina Albuquerque.
Estão presentes no seminário representantes dos municípios de Gramado, Gravataí, Pinheiro Machado, São Francisco de Paula, Capão da Canoa, Sapiranga, Tres Coroas, Guaiba, Glorinha, Caxias do Sul, Santa Maria, Santa Cruz do Sul, Porto Alegre, São Leopoldo, Xangri-lá, Uberaba (MG) e Brasília (DF).
quarta-feira, 4 de maio de 2011
quarta-feira, 27 de abril de 2011
Assembleia assina termo de cooperação técnica com a Faders nesta quarta-feira
Dentro da campanha AL Inclusiva, cujo slogan é A Casa do Povo é de TODOS os Gaúchos, a Assembleia Legislativa e a Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas Portadoras de Deficiência e de Altas Habilidades no RS (Faders) assinam, nesta quarta-feira (27), termo de cooperação técnica para promover ações direcionadas às pessoas com deficiência. A meta é tornar o Parlamento gaúcho modelo de instituição pública inclusiva, através de ações permanentes. A cerimônia ocorre às 10 horas, no Salão Julio de Castilhos.
A campanha AL Inclusiva objetiva realizar atividades, produzir materiais e implementar políticas permanentes de inclusão da pessoa com deficiência no Parlamento gaúcho. Em outra frente de atuação, a ALRS incluiu o tema "Acessibilidade" nos eventos estratégicos, item que compõe, juntamente com a série Grandes Debates e Audiências Públicas Regionais, o programa Destinos e Ações para o Rio Grande, que é realizado em parceria com a Câmara dos Deputados.
Lançado no final de março, o programa visa recolocar o Parlamento como protagonista das grandes questões que dizem respeito à sociedade rio-grandense. E para tal, discutirá temas como a erradicação da miséria, intolerância, educação digital, reforma política, combate à violência contra as mulheres, trânsito seguro, entre outros.
Além da Assembleia, a Faders tem buscado firmar outras parcerias para o fortalecimento das políticas públicas de acessibilidade no Estado. Em breve, a instituição formalizará termo de cooperação para assegurar a implementação de sites com acesso universal.
Movimento SuperAção
Na sexta-feira (29), a Presidência da ALRS terá encontro com os integrantes do Movimento SuperAção para discutir a realização da Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência, de 21 a 28 de agosto. Na ocasião, será lançada uma cartilha que traz orientações de convivência com pessoas com deficiência. "Se o preconceito existe pela falta de conhecimento, o Parlamento também precisa ser responsável por disseminar informações que promovam inclusão e a convivência harmônica com a diversidade humana", diz o presidente da ALRS, deputado Adão Villaverde (PT).
A Assembleia gaúcha tem acessibilidade em locais como o Plenário, Teatro Dante Barone e Solar dos Câmara. Além disso, a TVAL produz e exibe o Programa Faça a Diferença, que promove os direitos humanos, a inclusão e o respeito à diversidade. É apresentado pela cadeirante Juliana Carvalho, servidora que está coordenando o Assembleia Inclusiva. Na Rádio AL são veiculadas informações de inclusão e informações rápidas sobre diversidade, o que vai passar a acontecer também na TVAL.
Formado por jovens com e sem deficiência, o Movimento SuperAção tem sede em São Paulo e filiais em todo o País. Sua missão é promover a defesa dos direitos e o exercício da cidadania das pessoas com defeiciência, através de eventos sócio-culturais. Desde 2004, o movimento realiza a passeata, que celebra, em São Paulo, o dia 3 de dezembro, Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. Hoje já acontecem passeatas também no Rio de Janeiro, capitais do Nordeste, Porto Alegre e na Argentina.
Fonte: Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
sábado, 23 de abril de 2011
Fórum das Políticas Públicas
Carazinho recebeu o 88º Fórum Permanente da Política Pública Estadual para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades
Nesta sexta-feira (15), Carazinho recebeu o 88º Fórum Permanente da Política Pública Estadual para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades. O evento, que aconteceu no auditório da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), é realizado pela Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas Portadoras de Deficiência e Altas Habilidades (FADERS), em parceria com o Conselho Estadual de Direitos das Pessoas com Deficiência (COEPEDE), Ministério Público Estadual e Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS).
Leia mais AQUI
Plenária do Fórum Permanente mobiliza Panambi
O novo formato do Fórum Permanente da Política Pública Estadual para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades iniciou com uma excelente participação da sociedade. Envolvendo em torno de mil participantes de quatorze municípios. O Fórum é promovido pela Faders (Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul), vinculada a Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos, em parceria com o Ministério Público Estadual, Famurs (Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul) e o Coepede (Conselho Estadual de Direitos das Pessoas com Deficiência), e com a organização, em Panambi, da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC).
Leia mais AQUI
Descrição da Imagem: Da esquerda para a direita há três fotos. Na primeira, ato de leitura da Carta de Panambi, com presença da diretora técnica da FADERS, presidente da FADERS, presidente do COEPEDE, prefeito e secretária de educação de Panambi. Na segunda, foto do público da plenária em Panambi. Na terceira foto, mesa redonda garantia de direitos em Carazinho, com imagens da presidente do conselho municipal da pessoa com deficiência, promotor público, presidente da FADERS e presidente do COEPEDE.
quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011
IMPASSE NA ELEIÇÃO DA CÂMARA
A ação foi encaminhada nesta quarta-feira e aguarda um resultado o mais breve possível. Segundo o advogado Rafael Schwanck, que vai atuar no processo defendendo os Vereadores lesados, são vários pontos que estão sendo contestados. O primeiro deles é a forma como a eleição foi feita, por meio de chapas. Segundo, o regimento do Legislativo prevê que a votação seja cargo a cargo e não por chapas.
Outra ilegalidade ocorrida pelo então presidente foi negar o direito a voto na eleição da Mesa Diretora para o vereador Cláudio Silva (PT) alegando que o petista acumula cargo no governo estadual. Para o advogado, Jorge Silva não tinha competência legal e atribuição, de acordo com a legislação vigente, para fazer este tipo de análise. De acordo com o artigo 38 da Constituição Federal, o Vereador pode acumular a função, desde que haja compatibilidade de horários, que é o caso.
Outros questionamentos serão feitos no processo como: porque o então presidente aceitou o pedido de retorno de Cláudio Silva, protocolado na sexta-feira? Como Jorge Silva deixou o Cláudio Silva tomar atos e participar como vereador da sessão ordinária de segunda-feira? Porque Jorge aceitou o voto de Claudio para a instalação da sessão de eleição?
O advogado pondera ainda que se Jorge Silva tivesse qualquer dúvida na condução ou alguma omissão do Regimento Interno, esta deveria ser decidida pelo Plenário da Câmara, que conforme a legislação é soberano em suas decisões, que não aconteceu.
Outra irregularidade é o nome do vereador Roque Pedro Alves (PTB) constando na ata como presente, quando ele não estava na sessão, informa o advogado.
A decisão do presidente gerou bate-boca entre vários vereadores, indignou os funcionários e o público presente com ânimos muito exaltados. O vereador Cláudio Silva diz que "mais uma vez a comunidade saiu prejudicada, pois seu voto representa uma parcela muito significativa da população que o elegeu". "Importante lembrar que a bancada do PT cumpriu novamente com sua palavra" indagou Cláudio Silva.
sábado, 5 de fevereiro de 2011
Cláudio Silva foi entrevistado no "Perfil" do Jornal Panorama de sexta-feira.
Cláudio Silva, 33 anos, natural de Erval Seco, é casado com Viviane Cristina Lopes da Silva (25), com quem tem um filho: Artur Gabriel da Silva, de seis meses. Acadêmico de Psicologia da Faccat, é diretor presidente da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas Portadoras de Deficiência e Pessoas Portadoras de Altas Habilidades (Faders).
terça-feira, 1 de fevereiro de 2011
Mulheres com deficiência são tema de agenda
A histórica diferença salarial entre homens e mulheres é ainda mais evidente entre as pessoas com deficiência. Enquanto na população brasileira em geral, mulheres ganham 17,2% menos que homens, entre quem tem alguma deficiência a diferença chega a 28,5%. A remuneração das mulheres é inferior em qualquer recorte, como escolaridade, setor de atividade ou tipo de deficiência que se faça nos dados da Rais 2008 (Relação Anual de Informações Sociais), elaborada pelo Ministério do Trabalho e Emprego - MTE. Em alguns casos, como dos profissionais com deficiência auditiva, a defasagem entre os gêneros atinge 39%: homens recebem, em média, R$ 2.476,64; mulheres, R$ 1.507,48.
Esta problemática foi um das principais pautas da agenda ocorrida na tarde da última terça-feira (01/02) entre o Diretor-presidente da FADERS, Cláudio Silva, e a Secretária Estadual de Políticas para Mulheres, Márcia Santana. Para Santana, “as mulheres que vivem a deficiência, sejam as que possuem as dificuldades, ou as mães que cuidam de filhos com deficiência precisam de um olhar diferenciado do Estado.”
Cláudio Silva destacou que a FADERS tem estabelecido uma relação diferenciada com este tema. “Produzimos DVD e folder sobre a Lei Maria da Penha com acessibilidade, também foram organizados três seminários regionais sobre este tema. Além da participação da Secretaria de Políticas das Mulheres no Comitê Gestor Estadual e no Fórum das Políticas Públicas, iremos reeditar os seminários, agora focando nas políticas públicas para mulheres, inclusive reconhecendo aquelas que tem um trabalho de destaque no Estado.”
sexta-feira, 28 de janeiro de 2011
ADVA na FADERS
Na sexta-feira (28), a presidente da Associação de Deficientes Visuais e Amigos de Gravataí e Grande Porto Alegre – ADVA, esteve em agenda com a presidência da FADERS.
Recebida pelo diretor-presidente, Cláudio Silva, Andréa Fernanda Jesus Linck destacou as principais dificuldades das pessoas com deficiência visual. Segundo ela, “nós, familiares, temos que ter uma compreensão além da piedade. Nossa tarefa é garantir a nossos filhos qualidade de vida. E para isso, as políticas públicas precisam ser inclusivas”.
A Faders tem a tarefa de ouvir e colher as demandas das entidades e acima de tudo, propor ao governo medidas que garantam avanços na participação social. De acordo com Silva, “vamos estar abertos ao diálogo com todas entidades da sociedade civil, pois elas tem a dimensão dos principais problemas a serem equacionados".
Estiveram presentes na reunião, o secretário da entidade Osvaldo de Brito Sanger e a associada Marília Linck Sanger, além da diretora administrativa da FADERS, Marli Conzatti.
A ADVA é uma das entidades parceiras da Faders na disseminação do passe livre intermunicipal, um dos importantes direitos das pessoas com deficiência.
quinta-feira, 27 de janeiro de 2011
Cultura e inclusão
Eliminar as barreiras físicas e sociais dos espaços, edificações e serviços destinados as manifestações culturais é medida indispensável para que as pessoas com deficiência possam ser incluídos no processo de conhecimento de nossa cultura e história.
Entretanto, não é fácil do ponto de vista prático, assegurar o integral direito de acesso aos bens culturais, muitas vezes situados em locais perigosos (grutas e sítios arqueológicos) ou concebidos em uma época em que a acessibilidade e a inclusão não eram valores reconhecidos pela sociedade (casarões coloniais de vários pavimentos, igrejas situadas em cumes de montanhas, grandes escadarias para "valorizar" o bem, etc) além dos aspectos diferenciados de cada atividade. Sendo assim, é necessário discutir o acesso e a participação com qualidade de vida das pessoas com deficiência no teatro, na música, no cinema e nas mais variadas atividades culturais.
Foi pensando nesta problemática que na quarta-feira, 26/01, o diretor-presidente da Faders, Cláudio Silva, acompanhado de seu Chefe de Gabinete Jorge Amaro Borges, realizaram agenda na Secretaria Estadual da Cultura. Segundo Silva, “além de estabelecer uma relação de diálogo, o encontro busca firmar o compromisso de parceria já estabelecido através do Comitê Gestor Estadual que irá pactuar as diferentes políticas de inclusão das pessoas com deficiência.”
O secretário estadual de cultura, Luiz Antônio de Assis Brasil, destacou a importância desta interlocução, pois para ele “a cultura deve estar nesta perspectiva de cidadania. Estamos num crescente processo de sintonia com as políticas do ministério da cultura, o que nos dará capacidade de ampliar os investimentos, hoje irrisórios. Uma das metas é chegar em 1% do orçamento. Hoje temos apenas 0,07%”, concluiu.
Todos os presentes entenderam que a reunião foi extremamente positiva no sentido de reconhecer as dificuldades e que há possibilidades de avanços, desde que haja parceria e um olhar intersetorial sobre cultura e acessibilidade.
Claudio Silva é empossado Presidente da Faders
O novo diretor presidente da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades (Faders), Cláudio Silva, tomou posse, nesta quinta-feira (27), no auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari em Porto Alegre. A solenidade contou com a presença de autoridades e representantes de entidades ligadas aos direitos das pessoas com deficiência e altas habilidades e militantes da área dos direitos humanos.
Destaque para a participação dos municípios de Canoas, Novo Hamburgo e São Leopoldo, que já possuem órgãos específicos para tratarem desta política. Conforme Marise Gaspari “nós nos municípios precisamos da Faders em nossa ação local. Temos certeza que a nova gestão que inicía terá sucesso, e nós seremos parceiros nesta jornada”.
Conforme Moisés Bauer, representante da Organização de Cegos do Brasil, “Queremos a Faders como agente indutora da inclusão no estado.”
Cláudio comprometeu-se a ampliar a atuação da Fundação em três eixos: atendimento, capacitação e pesquisa. "Ampliaremos o número de pessoas atendidas e buscaremos sensibilizar a sociedade com uma grande campanha de Cultura da Acessibilidade, em consonância com a campanha nacional já existente", afirmou o presidente.
Pontuou metas claras ao dizer que a Fundação será protagonista, oportunizará a participação das pessoas com deficiência e altas habilidades no processo e se lançará a novos desafios.
Tais desafios são dobrar o público que a FADERS atinge para 40 mil pessoas; implantar o Projeto "Construtores da Acessibilidade" que capacitará mil pessoas no RS; apoiar o Projeto cidade acessível em parceria da Secretaria de Jsutiça e Direitos Humanos e o Minsitério dos Direitos Humanos.
O novo Presidente disse, ainda, que a criação da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos, por parte do governador Tarso Genro, é "um símbolo importante nessa área e garante uma perspectiva ampla de direitos". Ao final do discurso, o presidente apresentou a nova diretoria da FADERS: A Diretora Técnica (que é escolhida pelos funcionários da Fundação), Clarissa Alliati Beleza, a Diretora Administrativa, Marli Conzatti e o Chefe de Gabinete Jorge Amaro.
O secretário da Justiça e dos Direitos Humanos, Fabiano Pereira, avaliou que a Faders "ficou para trás" de outras fundações em estrutura, merecendo portanto maior atenção por parte do Governo. "Vamos retomar a capacidade de trabalho da Faders e ampliar sua atuação no Estado, para chegar até aquelas pessoas que hoje nem sabem que têm direitos", disse Pereira. "Temos que garantir que as diferenças existam, mas que as oportunidades sejam iguais. Essa é nossa grande luta", afirmou.
terça-feira, 25 de janeiro de 2011
Cláudio Silva discute moradia acessível com Secretário Marcel Frison
Um dos eixos do Compromisso Nacional pela Inclusão da Pessoa com Deficiência – Agenda Social, é a questão da moradia acessível para pessoas com deficiência. O Governo Federal, desde 2003, prioriza o desenvolvimento da Política Nacional de Habitação - PNH, concretizada em investimentos recordes em habitação de interesse social (aquela destinada às famílias com renda de até cinco salários mínimos, com prioridade para aquelas com até 3 salários mínimos). A PNH foi construída em 2004 de forma participativa com o Conselho das Cidades.
Nesse sentido, e com a perspectiva de construção de avanços nesta área no estado, o presidente da Faders, Cláudio Silva teve agenda nesta terça(25) na Secretaria Estadual de Habitação e Saneamento. “O conceito da acessibilidade deve estar presente na política habitacional em sua plenitude, abrangendo todos os aspectos dos programas e valorizando aquelas pessoas com deficiência em vulnerabilidade social. Para a operação disso a atuação da Secretaria de Habitação e Saneamento no Comitê Gestor e no Fórum Estadual de Políticas Públicas é essencial para que possamos ressignificar esta política no estado.”
O secretário Marcel Frison destacou que “hoje os programas de habitação trazem importantes avanços pelo rigor da legislação, mas temos que qualificar outros espaços como o entorno e a infraestrutura urbana, por exemplo.”
Esta agenda faz parte de um conjunto de reuniões que a nova direção da Faders tem realizado com diferentes secretarias de estado.
segunda-feira, 24 de janeiro de 2011
Cláudio Silva em Agenda com Secretário de Planejamento do Estado
O Diretor Presidente da FADERS, Claudio Silva, acompanhado do chefe de gabinete teve importante agenda nesta segunda (24/01) junto a Secretaria de Planejamento, Gestão e Participação Cidadã do Estado. Segundo ele, “O planejamento com cidadania é aquele que envolve avanços nas políticas públicas. Temos convicção que para avançarmos nesta temática é essencial que haja monitoramento continuo de todos os projetos e ações.” O secretário João Motta colocou a estrutura da secretaria a disposição da FADERS e se comprometeu em manter a parceria. “Vamos auxiliar esta política através do orçamento e da captação de recursos através de projetos federais, do apoio ao planejamento estratégico da FADERS e manter nossa participação no Comitê Gestor Estadual da Agenda Social”.
Para Silva, “Precisamos articular o papel do Fórum Estadual da Política Pública com o Sistema de Participação Popular. Entendemos ser possível um diálogo amplo com a sociedade para que tenhamos uma dimensão mais global de acesso ao direito pelas pessoas com deficiência e pessoas com altas habilidades em todos espaços do governo.”
quarta-feira, 19 de janeiro de 2011
Presidente da FADERS visita Secretária de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano (SOP)
Na manhã da terça-feira (19/01), Cláudio Silva, Presidente da FADERS (Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiências e Altas Habilidades), juntamente com seu Chefe de Gabinete, Jorge Amaro, realizou agenda junto a Secretaria de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano (SOP).
Recebidos pelo Secretário Luiz Carlos Ghiorzzi Busato, além da apresentação da proposta de trabalho da Fundação que pretende parceria com a pasta visitada, as tratativas foram em torno da continuidade da participação da Secretaria no Comitê Gestor da Agenda Social, espaço de interlocução intersetorial, que discute os mecanismos de políticas para pessoas com deficiências e altas habilidades. Outro tema abordado foi à participação das Coordenadorias Regionais de Obras nos Fóruns da Política Pública. “Somos parceiros neste processo” destacou o secretário Busato, com muita cordialidade.
Para Silva “Desta forma, e com a convicção que podemos avançar neste tema, é fundamental que possamos atuar em parceria. Assim, o papel da Secretaria de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano no Comitê Gestor Estadual, bem como no Fórum de Políticas Públicas é essencial para que possamos realmente dar um novo olhar a esta política no estado. Uma das grandes tarefas que temos nos próximos anos, será sem dúvida, colocar na agenda das Obras Públicas o conceito da Acessibilidade, conforme preconiza a Convenção da ONU que trata dos direitos da pessoa com deficiência.”
A presidência da FADERS está buscando relação com diversos espaços do governo com objetivo da sensibilização do poder público com a garantia de direitos das pessoas com deficiências e altas habilidades através de políticas públicas que expressem cidadania.
sexta-feira, 14 de janeiro de 2011
Cláudio Silva prestigia posse do Secretário Adjunto de Justiça e Direitos Humanos do Estado.
O presidente da FADERS, Cláudio Silva participou na manhã desta quinta-feira (13) da cerimônia de posse do secretário adjunto de Justiça e Direitos Humanos do Estado, promotor público Miguel Granato Velasquez. O ato ocorreu no Centro Administrativo Fernando Ferrari, com auditório lotado.
Em seu discurso, Velasquez fez um breve panorama do momento o qual o País vive. Relembrou a criação do Estatuto da Criança e do Adolescente. “Apesar dos seus 21 anos de vigência, poucos são os que compreendem a importância deste na proteção de nossas crianças e adolescentes”- destacou o secretário adjunto. Como exemplo, mencionou estatísticas segundo as quais, a cada quatro horas, uma criança é vítima de violência sexual no Estado do Rio Grande do Sul.
Na ocasião, Velasquez citou, também, fatos como as enchentes no Rio de Janeiro, que contabilizavam na ocasião 335 mortes, e o início da ação de pacificação do Complexo do Alemão. Segundo ele, é preciso agir através da prevenção, uma vez que acontecimentos como estes evidenciam uma ausência de Estado e podem ser evitados por meio da implantação de políticas públicas efetivas voltadas aos que mais necessitam.
O secretário adjunto reafirmou, ainda, a necessidade de implementar programas de conscientização para garantir o respeito aos idosos, combater a discriminação, erradicar todas as formas de preconceito.
Com ampla atuação na área de Direitos Humanos, principalmente referente a crianças e adolescentes, formado em Direito, foi do quadro do Ministério Público. Ao longo de sua trajetória, foi coordenador da Promotoria Especializada da Infância e Juventude da Capital e promotor dos Direitos Humanos. Coordenou, ainda, o Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude. A decisão de integrar a secretaria se deu em razão de seu perfil, que, segundo ele, busca “defender os interesses da sociedade e utilizar o Direito para a correta distribuição da Justiça”.
Também participaram da cerimônia o Secretário de Justiça e Direitos Humanos do Estado, Fabiano Pereira; a prefeita em exercício de Porto Alegre, Sofia Cavedon; a primeira dama do Estado, Sandra Genro; a representante da Defensoria Pública, Cláudia Barros; e a procuradora-geral do Ministério Público, Simone Mariano da Rocha.
quinta-feira, 13 de janeiro de 2011
Vereadores de Rosário do Sul visitam Faders
Cláudio Silva, novo presidente da Faders, recebeu a visita dos vereadores Edmundo da Rosa (PSB) e Catarina Vasconselhos (PPS), da cidade de Rosário do Sul para debater questões referentes às pessoas com deficiência. Os mesmos propuseram a realização de novo Fórum em 2011 em seu município, visto que em 2010, o mesmo teve grande êxito em Rosário.
quarta-feira, 12 de janeiro de 2011
Oficializada a nomeação de Cláudio Silva para FADERS
Com a nomeação publicada no Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Sul desta Quarta-feira(12/01), Cláudio Silva é o atual Presidente da FADERS (Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas Portadoras de Deficiência e Altas Habilidades). A Fundação que é ligada a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, tem sede em Porto Alegre, e sua atuação abrange todas as cidades do Estado buscando aperfeiçoar ainda mais as políticas públicas em torno das pessoas com deficiência e altas habilidades. "Os desafios são muitos, mas com certeza, na parceria com a sociedade civil, entidades representativas, Conselhos Estaduais e interface com as Secretarias de Governo, é possível manter o trabalho e avançar na garantia constitucional de inclusão como um direito para todos/as os/as cidadãos/as com deficiência e altas habilidades", reforça Cláudio Silva.
A posse de Cláudio Silva esta sendo tratada pela Fundação juntamente com a Secretaria de Justiça e dos Direitos Humanos para os próximos dias.
terça-feira, 11 de janeiro de 2011
Cláudio Silva participa do ato de posse da Secretária Márcia Santana
Cláudio Silva participa da posse da assistente social Márcia Santana nesta segunda-feira, (10), na Secretaria de Políticas para as Mulheres do governo do Estado do Rio Grande do Sul. A solenidade ocorreu no auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff). Estavam presentes a primeira-dama do Estado, Sandra Genro, a ministra da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário, a procuradora geral de Justiça, Simone Mariano da Rocha, a prefeita de Porto Alegre em exercício, Sofia Cavedon, bem como entidades e órgãos ligados a área de política para mulheres.
Márcia Santana é Sócia-fundadora do movimento pelo fim da exploração sexual de crianças e adolescentes do RS e ex-diretora da Fundação de Proteção Especial do Estado (FPE). Ligada ao movimento feminista, entre as prioridades da Secretária destacam-se a capacitação de 40 mil mulheres para inserção no mundo do trabalho, a fim de atender demandas específicas do setor produtivo da economia gaúcha, como também a assinatura entre os governos estadual e federal, do Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher.
Ainda na lista de prioridades da pasta inclui a promoção da maior participação das mulheres nos espaços de poder, com amplo debate na sociedade sobre a importância do tema. Nessa relação está o apoio e o desenvolvimento de políticas para o enfrentamento da violência contra mulheres, além do fortalecimento e rearticulação da rede de atenção às mulheres.
quarta-feira, 5 de janeiro de 2011
Cláudio Silva é nomeado para o Governo do Estado
A FADERS coordena em nível de estado, em parceria com a sociedade civil, a implantação de política públicas que garantam a cidadania das pessoas com necessidades especiais.