quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Claudio Silva é empossado Presidente da Faders


O novo diretor presidente da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades (Faders), Cláudio Silva, tomou posse, nesta quinta-feira (27), no auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari em Porto Alegre. A solenidade contou com a presença de autoridades e representantes de entidades ligadas aos direitos das pessoas com deficiência e altas habilidades e militantes da área dos direitos humanos.
Destaque para a participação dos municípios de Canoas, Novo Hamburgo e São Leopoldo, que já possuem órgãos específicos para tratarem desta política. Conforme Marise Gaspari “nós nos municípios precisamos da Faders em nossa ação local. Temos certeza que a nova gestão que inicía terá sucesso, e nós seremos parceiros nesta jornada”.
Conforme Moisés Bauer, representante da Organização de Cegos do Brasil, “Queremos a Faders como agente indutora da inclusão no estado.”
Cláudio comprometeu-se a ampliar a atuação da Fundação em três eixos: atendimento, capacitação e pesquisa. "Ampliaremos o número de pessoas atendidas e buscaremos sensibilizar a sociedade com uma grande campanha de Cultura da Acessibilidade, em consonância com a campanha nacional já existente", afirmou o presidente.
Pontuou metas claras ao dizer que a Fundação será protagonista, oportunizará a participação das pessoas com deficiência e altas habilidades no processo e se lançará a novos desafios.

Tais desafios são dobrar o público que a FADERS atinge para 40 mil pessoas; implantar o Projeto "Construtores da Acessibilidade" que capacitará mil pessoas no RS; apoiar o Projeto cidade acessível em parceria da Secretaria de Jsutiça e Direitos Humanos e o Minsitério dos Direitos Humanos.

O novo Presidente disse, ainda, que a criação da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos, por parte do governador Tarso Genro, é "um símbolo importante nessa área e garante uma perspectiva ampla de direitos". Ao final do discurso, o presidente apresentou a nova diretoria da FADERS: A Diretora Técnica (que é escolhida pelos funcionários da Fundação), Clarissa Alliati Beleza, a Diretora Administrativa, Marli Conzatti e o Chefe de Gabinete Jorge Amaro.

O secretário da Justiça e dos Direitos Humanos, Fabiano Pereira, avaliou que a Faders "ficou para trás" de outras fundações em estrutura, merecendo portanto maior atenção por parte do Governo. "Vamos retomar a capacidade de trabalho da Faders e ampliar sua atuação no Estado, para chegar até aquelas pessoas que hoje nem sabem que têm direitos", disse Pereira. "Temos que garantir que as diferenças existam, mas que as oportunidades sejam iguais. Essa é nossa grande luta", afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário